Dicas pra você que vai de Ônibus

Todo dia precisamos deles, nossos queridos ônibus, uma hora ou outra. E eu sou um cara bastante experiente nesse ramo (de passageiro) e percebi que, apesar de não ser a experiência mais ~gostosa~ do mundo, andar de ônibus nem sempre é uma merda e  que pode se tornar até agradável – se você souber se virar e prestar atenção em alguns detalhes.

Esse poderia ser você - "MAS PERAÍ ESSE SOU EU MESMO"

Vamos à eles:

Uniformes

Terça-feira, quase 7 da manhã e ônibus lotado. Muito comum ver pessoas de uniformes: de colégios, empresas, cursinhos, etc. E alunos normalmente andam em bando. Como tirar proveito disso?

Se você conhece seu bairro e o trajeto do ônibus, sabe onde cada um deles vai descer só pelo uniforme, e ainda, sabe qual vai descer primeiro. Por exemplo, eu vou pra Ufpa de Alcindo Cacela, e sei que um dos primeiros “carregamentos” que vai descer é o de alunos do colégio NPI. Logo, se tiver um deles sentados, fico de pé, perto, apoiado na cadeira. Quando estiver chegando perto do colégio eles já se preparam sair e eu me preparo pra conseguir meu lugar sentado.

O mesmo com uniformes de empresa, se souber onde alguém vai descer só pelo uniforme, aproxime-se da cadeira, espere o destino chegar, e aproveite sua nova e confortável “poltrona”.

Casais / Amigos

Duas pessoas conversando é sinal de que elas (na maioria dos casos) vão descer juntas, então sua chance de ir sentado duplica se você ficar perto dessa cadeira. E, lógico, aumenta mais ainda conforme o número de pessoas: se for um grupo de amigos, você tá feito – claro que isso depende de: sorte, experiência nesse tipo de habilidade de observação e instinto(rs).

Visão + Audição

Não fique perto de uma pessoa que tá dormindo, né, por favor. Além de ser perigoso (sério), significa que ela não vai sair logo, afinal, se ela tá dormindo, é porque ela sabe que não vai descer tão cedo. Então, não dê mancada, procure outro. Alguém que fica toda hora olhando pra fora, olhando no relógio, provavelmente vai descer logo.

Preste atenção no que as pessoas (sentadas) falam no telefone, algo do tipo “Tô chegando”, “Já vou descer”: aproxime-se, logo você ganhará um assento de graça.

Comportamento

Se alguém estiver ouvindo música pelo alto falante do celular e o ônibus estiver lotado, encontre outra pessoa que também esteja estressada com a situação e comente “muita falta de respeito isso né?”, ou então “puta mlk sem noção, vai dizer?”, ou ainda “será que ele não se toca que ninguém tá gostando?” e incite o ÓDIO(sim, esse “ÓDIO“, em negrito e capslock) para que outras pessoas se juntem à sua causa. Vai chegar uma hora que todo mundo vai estar falando sobre isso e vão começar as indiretas pra cima do loudspeakerman. De duas, uma:

Ou o constrangimento dele será tão grande, que o fará parar; ooou ele vai querer brigar também, mas a sua nova galera de amigos revoltados será bem maior e quem vai se foder é ele.

Esqueceu a passagem?

(Essa dica é importante) Já passei por essa várias vezes, e várias também foram soluções que eu tomei  nessa hora difícil. Aqui vão algumas opções que você tem ao perceber que esqueceu o dinheiro ou a carteirinha.

Ainda na parada de ônibus:

  1. Volte pra casa;
  2. Lembra aquele amigo que mora perto da parada(nem precisa ser amigo, você está numa situação difícil, lembre-se)? Peça pra ele o dinheiro emprestado – também um copo d’água;
  3. Se você tiver pai, ligue;
  4. Dê uma de mendigo e faça uma coleta com as pessoas na parada(seja educado e explique a situação). Dica:
  • 4a. Se você for homem, peça para senhoras de meia idade, são sempre mais solidárias;
  • 4b. Se for mulher, também peça para as senhoras, porque os homens vão achar que você tá ~dando mole.

Já dentro do ônibus:

  1. Seja honesto e diga pro motorista “porra, esqueci a passagem, não dá pra ir… :/ “;
  2. Pegue o troco que você tem, se faltar pouco, converse com o cobrador pra fazer um desconto. Se preciso, implore (afinal já é tarde da noite e sua mãe vai brigar se você chegar tarde), e se mesmo assim ele não deixar, saia xingando “EU QUERO DESCER DESSA PORRA“, dizendo o quanto ele é miserável, e que o dinheiro não vai pro bolso dele, esse otário (sempre uso essa);
  3. Finja que não aconteceu nada, sente na frente, faça uma cara de quem não esqueceu a passagem, é claro. Espere chegar na sua parada, levante-se (mantendo a cara de quem vai pagar), quando a porta da frente abrir, CORRA COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ.

É assim que eu vivo. Esse é o meu clube, rs.

Tudo isso é baseado em fatos verídicos de minha própria experiência como um longtime user de ônibus.

Sério, para vocês terem uma idéia, sabe o slogan dos colchões da Ortobom (é da Ortobom?) que diz “um terço da sua vida você passa sobre ele”? Pois é, um terço da minha vida se foi dentro de ônibus kk.

Portanto, se você também tiver dicas desse tipo, de como aproveitar essa maravilhosa rede social ambulante (??) que é o ônibus, por favor, contribua, poste nos comentários 😉

E se você curtiu o post, avalie com as estrelinhas, e divulgue, use os botões do facebook, twitter e g+, que eu me sentirei honrado 😀

Anúncios

Sobre Armando Netto /armandrops

Escreve em blogs há mais de 4 anos, e vive há 19. Estudante de Ciências Socias na UFPa, mas não se contenta com isso, afinal até Sertanejo é universitário hoje em dia. Procura empregos em todas as áreas, desde pedreiro(sabe fazer cantadas) até em empresas pequenas como Google e Microsoft(confira a página Currículo no cabeçalho do blog). Ah, ele também odeia de quem fala de si mesmo na terceira pessoa, entende?

Publicado em 07/11/2011, em Sem categoria e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Tem aquela de se finjir um ataque epilético pra não dar lugar pra aquela velinha maldita com kra d pidona bem do teu lado no bonde lotadao…. é só por a lingua meio pr fora e desviar olhar… funciona!

  2. Não sentar do lado de um bêbado na segunda de manhã é importante…Ele pode vomitar no seu pé!

  3. po bem pensado… melhor se finjir dmorto mesmu então…

  4. Poxa, essa de xingar o cobrador eu nunca tinha usado! Hahaha
    E que situação essa da foto do ônibus, não? A coisa tá feia, rapaz!

    • Olha, então fica aí a dica pra você, pode usar sempre, que dá certo (nem sempre)

      A da foto é de uma greve que teve em algum estado do Nordeste, não lembro onde, mas não fui eu não rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: