“Qualquer meme vcs DESTROÇA!”

O HUMOR NA INTERNET


Com essa frase belíssima que li no twitter recentemente, cujo autor eu juro que não lembro, é possível resumir uma das minha maiores indignações vindas dessa nave louca chamada “internet”.

A minha indignação vem dos recentes ataques vândalos que vem sofrendo o fruto de uma das melhores eras do humor na internet, os nossos queridos MEMES, que são correntes ideológicas(em sua maioria, humorísticas) voluntárias, colaborativas e livres, onde todos participam, adaptam(uma das coisas mais importantes) e passam à frente.

Você com certeza já esbarrou com muitos deles por aí. Exemplos:

  • #todoschora – onde “chora” pode ser qualquer verbo na terceira pessoa no presente do indicativo do subjJÁ ENTENDERAM NÉ?;
  • Forever Alone – representando pessoas que sempre são excluídas;
  • Sou Foda – Preciso nem falar;
  • COOL Face – que errôneamente é chamado de Troll Face;

Ou seja, os memes podem ser vídeos, tirinhas ou expressões, mas onde houve a principal movimentação, foi com as tirinhas, que sofreram maior apedrejamento(rs) por conta da internet.

Não conseguir botar as tirinhas de um jeito certo aqui no post mas deixei o link de cada um dos blogs ~favoritos~ para que vocês  me entendam melhor: Mememaker, NãoIntendo, Bobagento.

Jovens que começaram a participar ativamente  de internet nesta geração (fim de 2010-2011), provavelmente não entenderão a minha revolta, já que, quando chegaram já está tudo cagado, uma verdadeira afronta ao meme oldschool(não gosto muito de usar esse termo, mas aqui é realmente necessário), ao humor de garagem.

Não quero dar uma de Dora Kramer versus Marcos Bagno, muito menos dar uma de hipster, mas é incrível a capacidade (e a aparente vontade) que as pessoas tem de querer dissecar uma piada até que ela não consiga mais ficar em pé – o mesmo é válido para músicas, bandas, etc, mas são principalmente coisas relacionadas ao humor – até que você enjoe e comece a odiar(uma das possíveis causas para isso você pode ler aqui, nesse outro post, sobre os fãs chatos).

Antes que eu entre na questão social da coisa (quem disse que não há uma?), resumo-a aqui dizendo que, eu poderia ficar aqui, esbravejando, dizendo que isso é culpa da inclusão digital, das casas bahia, da orkutização ou até mesmo do nosso saudoso e querido pc do milhão, mas as coisas vão bem além disso.

Estamos em uma época  em que todos cansaram de ser apenas espectadores, ninguém quer ficar só lendo, absorvendo tudo lhe é dito ou mostrado. Todos nós queremos criar, fazer parte de alguma coisa, e, o mais importante, ser reconhecido por isso. Seja através de links, retweets, ou citações. Para muitas pessoas o reconhecimento virtual é mais importante – ou pelo menos mais valorizado – que o ~real~.

Isso acontece porque a internet talvez seja um dos poucos meios de comunicação que é realmente igualitário. Sim, todos temos os mesmos direitos e as mesmas restrições na internet, dependendo da plataforma escolhida. E ela também pode te dar o anonimato, que serve de escudo pra não ter que dar a cara à tapas, e não ser julgado como, muitas das vezes acontece na vida real, apenas pela aparência, e sim pelo o que você é, ou consegue fazer.

Sites como KibeLoco(com suas maravilhosas piadas de duplo sentido), Bobagento(um dos principais propagadores do vandalismo contra memes)  e outros criados a partir destes, que só copiavam conteúdo alheio agora começaram a PRODUZIR, vocês tão me entendendo?

O que era merda copiada e reciclada alterando apenas a logo dos blogs em marca d’água na imagem, agora virou merda produzida em larga escala!

Então hoje os blogs de humor se tornaram praticamente todos os mesmos, tudo é uma cópia de uma cópia de uma cópia (se fossem reblogs no tumblr, aí blz), às vezes porcamente botando a logo do blog em cima da imagem ou do vídeo, como se aquele conteúdo fosse seu.

Não quero que me interpretem mal, não sou contra as tirinhas baseadas em memes, muito menos contra a participação da galere, sou contra piadas ruins ou a “zorratotalização” das coisas.

E vocês? Acham que ~TÁ FODA~ para o humor (desse tipo) na internet, ou gostam mesmo mais do blog tipo ~tirinhas~ originais e engraçadonas?

Anúncios

Sobre Armando Netto /armandrops

Escreve em blogs há mais de 4 anos, e vive há 19. Estudante de Ciências Socias na UFPa, mas não se contenta com isso, afinal até Sertanejo é universitário hoje em dia. Procura empregos em todas as áreas, desde pedreiro(sabe fazer cantadas) até em empresas pequenas como Google e Microsoft(confira a página Currículo no cabeçalho do blog). Ah, ele também odeia de quem fala de si mesmo na terceira pessoa, entende?

Publicado em 25/08/2011, em Internet, puta post demorado e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: